ProImagem Diagnósticos Médicos Garça
ProImagem Diagnósticos Médicos Garça

Postado em 01/10/2018

Mamografia no rastreamento precoce do câncer de mama

o Dr Rafael Hamzé fala sobre importância da prevenção no combate ao câncer de mama e destaca a importância da mamografia como principal forma de rastreamento precoce da doença.

Em Outubro o apelo ao combate do câncer de mama é muito forte graças a campanha Outubro Rosa, um movimento mundial iniciado em 1997 nos Estados Unidos com o objetivo de exercer ações voltadas à prevenção do câncer de mama. Nos últimos anos temos visto intensa mobilização de entidades públicas e privadas voltadas à conscientização da necessidade do diagnóstico precoce da doença, com a finalidade de impulsionar esta causa. O laço rosa, símbolo da campanha, pode ser visto nas roupas das pessoas, publicidade, além de ser utilizado na decoração de diversos lugares durante o mês, bem como a cor rosa é utilizada na iluminação de monumentos e prédios.
O câncer de mama é o segundo tipo mais comum de câncer no mundo e o mais frequente entre as mulheres. É uma patologia grave e pode levar a morte. A maior arma contra este inimigo é o diagnóstico precoce, pois quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maior as chances de cura da paciente.

A seguir o Dr. Rafael Hamzé, Medico e Diretor da PROIMAGEM, esclarecerá algumas questões frequentes sobre prevenção e qual o papel da mamografia como principal forma de rastreamento da doença.

Como é feita a prevenção do câncer de mama?
O primeiro passo para a prevenção é a realização do autoexame das mamas, que consiste na mulher se tocar com o objetivo de conhecer seu corpo e identificar alguma possível alteração, como nódulos por exemplo. Este exame deve ser realizado mensalmente, sendo o melhor período após a menstruarão.
Além disso, grandes entidades que regem a prevenção ao câncer de mama, dentre elas o Colégio Americano e o Colégio Brasileiro de Radiologia, recomendam que o paciente inicie a mamografia de rastreamento a partir dos 40 anos. Em casos especiais como, por exemplo, histórico familiar da doença, a rotina de prevenção pode ser iniciada antes deste período, de acordo com orientação médica.
A mamografia exerce um papel de extrema importância na prevenção, podendo identificar o câncer de mama até dois anos antes do paciente senti-lo no autoexame. Ela é o único método comprovado por múltiplos estudos capaz de diminuir a mortalidade do câncer de mama.

O que é mamografia?
É um exame realizado em um aparelho chamado mamógrafo, que utiliza uma fonte de raios-x para obter imagens do tecido mamário. Algumas pessoas questionam se o exame é ou não nocivo à saúde por conta da emissão de radiação, porém a quantidade emitida pelo aparelho é muito baixa e, sendo este um exame realizado somente uma vez ao ano, no caso do rastreamento, o custo-benefício é altamente positivo.

O exame é longo?
Não, ele dura aproximadamente 15 minutos, incluindo o preparo e posicionamento, bem como a aquisição de duas imagens em cada mama.

A mamografia é um exame dolorido?
A compressão exercida pelo mamógrafo pode causar certo desconforto ao paciente, além disso, existem alguns períodos do ciclo menstrual no qual a mama está mais sensível, sendo importante evitá-los. O período ideal para realizar a mamografia é após a menstruação, na fase inicial do ciclo menstrual, podendo assim tornar o exame indolor.

O ultrassom de mamas substitui a mamografia?
Não, pois a mamografia é o único método capaz de identificar microcalcificações, que é um tipo de apresentação inicial do câncer de mama. Por outro lado, o ultrassom traz benefícios no rastreamento em casos de pacientes com mamas muito densas, ou seja, com bastante tecido glandular.

Saiba mais clicando aqui. Você verá o vídeo sobre as principais perguntas referente a Mamografia x Câncer de Mama publicado pelo CBR em 2019. 

fontes: 
Colégio Brasileiro de Radiologia 
Sociedade Brasileira de Mastologia 
INCA 
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(14) 3471-2559
(14) 99837-5349
proimagem@diagnosticosproimagem.com.br
Av. Dr. Rafael Paes de Barros, 549 | Garça-SP | (14) 3471-2559 • (14) 99837-5349
PROIMAGEM DIAGNOSTICOS MEDICOS LTDA. CNPJ 14.882.395/0001-08
Desenvolvido por StrikeOn.