ProImagem Diagnósticos Médicos Garça
ProImagem Diagnósticos Médicos Garça

Postado em 26/03/2021

Transluscência Nucal

Saiba porque o exame é fundamental na rotina de exames obstétricos de imagem.

No último dia 21 de março foi celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down, uma data criada para chamar atenção às necessidades das pessoas e familiares acometidos pela doença. Dentre as pautas trabalhadas está a de conscientização, a fim de trazer esclarecimentos tanto para a sociedade, em geral, quanto para as pessoas que nasceram com a síndrome.

O diagnóstico da Síndrome de Down pode iniciar logo na gestação por meio do exame de ultrassom obstétrico com transluscência nucal ou morfológico de primeiro trimestre, quando o feto tem entre 45 e 84 mm de comprimento, o que ocorre, geralmente, entre a 11ª e 14ª semana de gravidez. Nesse período avalia-se a espessura do líquido acumulado na região nucal onde fetos com alterações, que possuem tendencias a desenvolver doenças como a Síndrome de Down, outras cromossomopatias e cardiopatias congênitas, apresentam um aumento dessa espessura de líquido nesse local.

Além da medida da transluscência nucal existem outros fatores de grande importância a serem analisados nesse exame, como a presença do osso nasal e o padrão do ducto venoso. Acrescidos à medida da transluscência nucal e juntamente com os indicadores maternos como idade, histórico gestacional de fetos com algumas doenças, dentre outras situações, é possível calcular o risco que esse bebê apresenta para ter uma série de doenças.

A partir de tais informações o obstetra poderá tomar as medidas adequadas na condução da gestação para que transcorra de forma tranquilo e com desenvolvimento saudável.

É muito importante que a gestante siga as datas dos exames de ultrassom conforme o médico indica.

Participe do nosso programa de acompanhamento gestacional NOVE MESES DE PROIMAGEM FAZEM TODA DIFERENÇA e tenha a tranquilidade de garantir horários que se adequem a sua rotina, sem perder nenhuma data importante. Agende seu exame na ProImagem!

Whatsapp: (14) 998375349
</div>
        <div style=
CENTRAL DE ATENDIMENTO
(14) 3471-2559
(14) 99837-5349
proimagem@diagnosticosproimagem.com.br
Av. Dr. Rafael Paes de Barros, 549 | Garça-SP | (14) 3471-2559 • (14) 99837-5349
PROIMAGEM DIAGNOSTICOS MEDICOS LTDA. CNPJ 14.882.395/0001-08
Desenvolvido por StrikeOn.